Counter Strike


Counter-Strike é um popular jogo de computador, mais especificamente um “mod” de Half-Life para jogos online. É um jogo de tiro em primeira pessoa onde equipas (teams) de Contra-terroristas (Counter-Terrorits) e terroristas (Terrorists) combatem até a vitória. Requer muita estratégia, trabalho de equipa, e habilidade para ser um vencedor.
Counter-Strike, também chamado de CS foi um dos responsáveis pela massificação dos jogos Multiplayer no início asddo século. Este jogo é considerado o grande responsável pela popularização das Lan Houses no mundo.
O Counter-Strike hoje em dia é considerado um “desporto eletrónico”. Muitas pessoas levam-no a sério e recebem ordenados fixos, existem mesmo clans profissionais onde isso aconteçe, e que são patrocinados por grandes empresas como por exemplo a Intel e a Nvidia.
Existem ligas profissionais onde o Counter-Strike esta presente, como o caso da CPL, ESWC, ESL, WCG e WEG. No caso da ESWC funciona da seguinte forma: cada país tem as suas qualificações onde qualquer clan pode ir a uma qualificação em uma Lan House em qualquer parte do mesmo país, passando depois às melhores equipes, as melhores equipes de cada país encontram-se depois no complexo da ESWC, que fica na França, na cidade de Paris, para disputar o lugar da melhor equipe do mundo de Counter-Strike.
Com a chegada da sequência de Half-Life, Half-Life 2, Counter-Strike ganhou uma versão com gráficos mais actualizados chamada de Counter-Strike: Source, também acessível pelo Steam. Apesar de contar com gráficos mais bem elaborados e correção de bugs, essa versão não é oficialmente utilizada nas maiores ligas competitivas principalmente devido a menor divulgação dessa versão e de inúmeras inovações negativas, com relação ao ritmo de jogo, que nessa nova versão é sensivelmente mais lento do que nas antecedentes.
Tipos de Mapas
Existem 5 tipos principais de mapas no Counter-Strike, além de inúmeras versões alternativas com regras distintas.
Mapas cs_ – Reféns
O mapa contém vários reféns mantidos sob a guarda dos Terroristas. Estes últimos, devem impedir que os contra-terroristas tenham sucesso no resgate destes reféns. Este tipo de mapa não é muito bem recebido em campeonatos, por oferecer uma certa vantagem para o time dos Terroristas. Se, no mínimo, metade dos reféns forem salvos, os Contra-Terroristas ganham o round, recebendo $2400, cada um, no início do próximo round. Em alguns servidores, o assassinato dos reféns (-$225020 cada) pelos terroristas é uma atitude punida, onde geralmente, o assassino de 5 reféns acaba sendo expulso do servidor. O 1º Contra-Terrorista a entrar em contato com um refém recebe $150, e ao entregá-lo em um lugar seguro, recebe $1000 por cada refém salvo. Os mapas que apresentam esse cenário começam sempre com o prefixo cs_, sendo os mais conhecidos cs_assault e cs_italy.
Mapas as_ – Assassinato
No início de cada round, um dos contra-terroristas é escolhido para ser um VIP, não podendo comprar nenhuma arma, porém é equipado com um colete especial de força “200″ e uma pistola para defesa, ele deve ser escoltado por seus companheiros de equipe até um ponto de entrega (geralmente na base dos Terroristas). O time adversário deve localizar o VIP e eliminá-lo. O round termina imediatamente se isto ocorrer, dando a vitória aos terroristas. E, caso o tempo acabe e o VIP não estiver no ponto de entrega, os terroristas vencem, já que os contra-terroristas não conseguiram cumprir a missão de entregar o VIP. Poucos jogam esses mapas. Esse tipo foi extinto do CS. Já eram e continuam chatos por 2 motivos: O primeiro é que o jogador escolhido para ser o VIP perde todas as armas e o segundo por causa da grande vantagem dos terroristas: Caso eliminem o VIP, os terroristas ganham. Para que o round não terminasse rápido, dando a vitória a os terroristas, os CTs tem uma certa vantagem: É proíbido o uso de Snipers.
Mapas de_ – Detonação
Nestes mapas o objetivo da equipe Terrorista é detonar um artefato explosivo (bomba C4) num dos pontos de detonação possíveis (geralmente são dois pontos). A bomba C4 só pode ser colocada em uma dessas zonas pré-determinadas, também chamadas de bombsites. Se os Terroristas conseguirem detoná-la ou se eliminarem todos os CTs, ganham o round. Os Contra-Terroristas ganham se eliminarem toda a equipe adversária antes da explosão, se desativarem a bomba (CTs que comprarem o Defuse Kit no início do round podem fazê-lo mais rapidamente) ou ainda se até o término do round os Terroristas não conseguirem armar a bomba C4. Todos os mapas de detonação começam com o prefixo de_. Os mais populares são: de_dust,de_nuke.
Há também mapas csde_, mapas que, além de desarmar a bomba C4, também é preciso resgatar reféns. Este foi o mapa mais habilidoso até agora.
Existem ainda:
Mapas não-oficiais
Os mapas a seguir foram criados por fãs após a grande popularização do MOD em todo o mundo. O mais conhecido é o Cs_rio, um mapa de Counter Strike que mostra uma favela do Rio de Janeiro.
Mapas aim_
Os mapas aim_ dão a todos os jogadores uma única arma e, assim como os mapas fy_, só ocorre resultado quando toda a equipe adversária é eliminada. Geralmente este tipo de mapa é usado por clans para treinar a mira de seus membros com cada uma das armas (como o nome “aim”, que significa “mira”, já sugere). Normalmente, cada time só tem acesso a dois tipos de arma. Por exemplo: o time terrorista tem acesso ao seu rifle principal de guerrilha, a famosa Avtomatik Kalashnikov, modelo de fabricação ano 1947 (mais conhecida como AK-47), e também a Artic Warfare Magnum (comumente chamada de AWP ou somente de “Sniper”), o time contra-terrorista por sua vez, tem acesso ao seu principal rifle, a famosa Colt M4A1 Carbine, e também tem acesso à AWP. Os mapas mais populares deste tipo são aim_ak_colt, aim_awp, aim_usp e “aim_headshot normalmente custuma ser mais para TS ( terroristas ) a ak – 47 e a colt e tbm assim para os cts ( counter – terroristaas )
Mapas ka_
Esta é a sigla para os mapas denominados “Knife Arena”. Neles, somente o uso da faca é permitido. Dentre os mais famosos, podemos destacar ka_colosseum, ka_matrix.hjgf e ka_radical. Há alguns mapas onde a um local secreto. Os jogadores podem chegar até lá e trapacear comprando nesse local uma arma.
Mapas he_
São mapas em que só é permitido usar facas e HE Grenade (High-Explosive Grenade, ou Granada de Forte Explosão). Um dos mais conhecidos mapas desse tipo é he_glass. Os mapas HE começam com um prefixo de he_.
Mapas fy_
Os mapas que começam com o prefixo fy_ não são oficiais, e não possuem nenhum objetivo, apenas eliminar os inimigos, dai o nome Fight Yard (Jardim de luta). Dependendo do mapa, os jogadores tem acesso a todas as armas do jogo, que já estão espalhadas pelo chão do cenário. A vitória só ocorre quando todo o time adversário é eliminado. Os mais populares de todos os mapas fy_ são os: fy_pol_day, fy_iceworld e fy_snow. Todos estes têm variações, feitas por jogadores distintos.
Bots (Robôs para jogar sozinho)
Bots são robôs utilizados para que possam garantir sua diversão off-line , porém o jogo é muito mais vibrante online, mas há muitas conexões ruins e o problema de que nem todos os jogadores conseguem ter acesso a uma senha do Steam (VALVE); o Steam é o programa mais popular a ser usado para conectar os jogadores a partidas em tempo real, porém, em muitas vezes, usar servidores acaba sendo um processo demorado, daí vem o porquê de cada vez mais usarem os bots.
Counter-Strike: Source
Para alavancar as vendas de Half-Life 2, a Valve usou os seus direitos com a série Counter-Strike para criar uma versão melhorada, com a redução de alguns bugs clássicos e novos gráficos. Inicialmente, Counter-Strike: Source foi disponibilizado em versão Beta para Lan-Houses que tivessem feito uma pré-encomenda de Half-Life 2. Quem comprou a versão single player de Counter-Strike: Condition Zero, também ganhou o direito de conferir o jogo com exclusividade na fase Beta. Alguns clientes da ATi Technologies também ganharam o Half-Life 2 em forma de pré-venda.
Com o lançamento de Half-Life 2, o jogo ficou restringido apenas aos compradores de Half-Life 2. No início havia poucos servidores de Counter-Strike: Source, principalmente servidores brasileiros. Após a divulgação do jogo principal com altas notas na imprensa especializada, servidores locais brasileiros surgiram, migrando boa parte dos jogadores da versão anterior.
A tecnologia HDR (High Dynamic Range) foi introduzida no Counter-Strike: Source no dia 1 de dezembro de 2005, com o lançamento do 1º mapa incluindo esta tecnologia, de_nuke.
O mapa cs_militia foi lançado no dia 18 de janeiro de 2006. Atualmente, não há um pronunciamento oficial sobre mapas em desenvolvimento. Os fãs aguardam mapas clássicos como cs_siege, de_vertigo, entre outros.
Já foram lançados oficialmente os clássicos modelos SAS, GIGN e GSG 9 para os Contra-Terroristas e os modelos Leet, Artic e Guerilla Warfare para os Terroristas. A Valve estará refazendo (provavelmente) os mapas antigos. Os mais famosos, como de_aztec, de_dust e cs_italy, já foram feitos para o Counter-Strike: Source. Faltam os outros mapas como de_vertigo, de_stadium. Apesar de vários jogadores já terem refeito alguns dos mapas para o Counter-Strike: Source, a Valve ainda pretende refazê-los para ter uma versão reformulada e profissional.

Xat Mega-Informaticas

Image and video hosting by TinyPic
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Parceiros Gold

© 2011 Downloads | Todos os direitos reservados - Designed by BTN